Com
o fácil acesso à informação todos nós nos tornamos canais de notícias,
seja compartilhando fotos, vídeos e informações no Twitter, facebook ou
mesmo mantendo um blog. Logo surge um questionamento; blogueiros são
jornalistas?
Segundo a Wikipedia:
“Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações.
Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir,
editar e publicar informações sobre eventos atuais[...] Em uma sociedade
moderna, os meios de comunicação tornaram-se os principais fornecedores
de informação e opinião sobre assuntos públicos, mas o papel do
jornalismo, juntamente com outras formas de mídia, está sofrendo
modificações, decorrentes da expansão da Internet.”
O jornalista formado cumpre ao menos 4 anos de estudo para poder
exercer a profissão, que pode seguir várias linhas de acordo com seu
interesse e vocação, desde reportagem (coleta de informações), redação (organização dos dados em texto) e edição
(seleção e organização das informações no produto final). Independente
da área de atuação, a premissa é que o jornalista seja imparcial, pelo
menos em teoria.
Fonte: Boo-Box
Esta regra na maioria das vezes está ligada ao fato do profissional
representar uma marca, um veículo de renome que segue diretrizes
institucionais como qualquer empresa. Por isso o mesmo deve abster-se de
suas opiniões pessoais e fundamentar as informações em relatos de
pessoas envolvidas no fato, que servem tanto para validar a matéria (documentação) quanto para provocar no leitor a identificação com um personagem (empatia).
O chamado jornalismo investigativo demanda tempo e correspondentes
que precisam estar presentes no local onde acontece a notícia. E o
resultado deste trabalho além de ser editado ainda é revisado e aprovado
para que seja veiculado.
Assim surge a notícia, que veiculada na TV, no jornal ou no canal online do veículo, desencadeará o “efeito social media”.
Neste ponto a audiência entra em ação, compartilhando a notícia no
facebook ou mesmo comentando o post no próprio canal do veículo.
Esta liberdade de expressão é um dos principais motivos que garantiram às redes sociais
o sucesso alcançado. O acesso à informação ficou mais democrática,
consumimos conteúdo diariamente sem ao menos perceber, e de quebra ainda
temos passe livre para dar a nossa opinião.
Com isso surgiram os blogueiros (ou publishers), que
inclusive podem ser jornalistas, criadores de histórias ou curadores,
pessoas que alcançaram relevância no meio online com blogs e perfis de alta credibilidade. Seu material bruto de pesquisa é um código aberto.
A imparcialidade do jornalismo dá espaço para a opinião pessoal,
avaliações e um toque que confere ao post, seja ele em qual formato for,
de textos a vídeos, um resultado único e livre.
Este poder da palavra atrai e muito a audiência, que quer ter acesso a
informação limpa, isenta de opiniões, mas também quer compartilhar suas
ideias e interagir com pessoas como ela, que dividem a mesma opinião. E
assim surgem fenômenos da web, blogs e perfis em redes sociais que
movimentam milhares de pessoas, criando tendências, memes e récordes de acessos.
O que mantém este sistema no ar, da coleta de informações pelo jornalista à análise feita pelo publisher no blog é a audiência,
que consome as notícias nos veículos tradicionais pagando por isso por
meio das assinaturas ou mesmo comprando o impresso nas bancas, e
acompanhando seus blogs favoritos, que por sua vez são remunerados pelos
anunciantes.Pois é, não se engane, você pode ser um publisher que não
vai a campo para obter informações, mas seu blog também possui custos de produção, por isso mapeie possíveis anunciantes para o seu blog.
Que marca não quer estar associada a um formador de opinião que
mantém um relacionamento tão próximo de sua audiência? E para garantir a
seriedade do seu blog não se esqueça de checar as informações antes de
tomá-las como verdadeiras. Apure os fatos antes de publicar!
A conclusão a que podemos chegar por ora, é que a internet é um meio
de disseminação de conteúdo e todos tem um espaço neste universo. O
jornalista que domina a técnica para transmitir as notícias, e os
publishers que transformam as notícias em opiniões. Este post
de Amber Avines (em inglês) traz uma visão interessante sobre se existe
ou não diferenças entre jornalistas e blogueiros. E você, o que acha
disso tudo? Blogueiros são jornalistas open source?
Fonte: Boo-Box
Nenhum comentário:
Postar um comentário