sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Profissão blogueiro; o jornalista open source

Com o fácil acesso à informação todos nós nos tornamos canais de notícias, seja compartilhando fotos, vídeos e informações no Twitter, facebook ou mesmo mantendo um blog. Logo surge um questionamento; blogueiros são jornalistas? 

Segundo a Wikipedia:
Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais[...] Em uma sociedade moderna, os meios de comunicação tornaram-se os principais fornecedores de informação e opinião sobre assuntos públicos, mas o papel do jornalismo, juntamente com outras formas de mídia, está sofrendo modificações, decorrentes da expansão da Internet.”

O jornalista formado cumpre ao menos 4 anos de estudo para poder exercer a profissão, que pode seguir várias linhas de acordo com seu interesse e vocação, desde reportagem (coleta de informações), redação (organização dos dados em texto) e edição (seleção e organização das informações no produto final). Independente da área de atuação, a premissa é que o jornalista seja imparcial, pelo menos em teoria.




Fonte: Boo-Box



Esta regra na maioria das vezes está ligada ao fato do profissional representar uma marca, um veículo de renome que segue diretrizes institucionais como qualquer empresa. Por isso o mesmo deve abster-se de suas opiniões pessoais e fundamentar as informações em relatos de pessoas envolvidas no fato, que servem tanto para validar a matéria (documentação) quanto para provocar no leitor a identificação com um personagem (empatia).

O chamado jornalismo investigativo demanda tempo e correspondentes que precisam estar presentes no local onde acontece a notícia. E o resultado deste trabalho além de ser editado ainda é revisado e aprovado para que seja veiculado.

Assim surge a notícia, que veiculada na TV, no jornal ou no canal online do veículo, desencadeará o “efeito social media”. Neste ponto a audiência entra em ação, compartilhando a notícia no facebook ou mesmo comentando o post no próprio canal do veículo.

Esta liberdade de expressão é um dos principais motivos que garantiram às redes sociais o sucesso alcançado. O acesso à informação ficou mais democrática, consumimos conteúdo diariamente sem ao menos perceber, e de quebra ainda temos passe livre para dar a nossa opinião.

Com isso surgiram os blogueiros (ou publishers), que inclusive podem ser jornalistas, criadores de histórias ou curadores, pessoas que alcançaram relevância no meio online com blogs e perfis de alta credibilidade. Seu material bruto de pesquisa é um código aberto. A imparcialidade do jornalismo dá espaço para a opinião pessoal, avaliações e um toque que confere ao post, seja ele em qual formato for, de textos a vídeos, um resultado único e livre.

Este poder da palavra atrai e muito a audiência, que quer ter acesso a informação limpa, isenta de opiniões, mas também quer compartilhar suas ideias e interagir com pessoas como ela, que dividem a mesma opinião. E assim surgem fenômenos da web, blogs e perfis em redes sociais que movimentam milhares de pessoas, criando tendências, memes e récordes de acessos.

O que mantém este sistema no ar, da coleta de informações pelo jornalista à análise feita pelo publisher no blog é a audiência, que consome as notícias nos veículos tradicionais pagando por isso por meio das assinaturas ou mesmo comprando o impresso nas bancas, e acompanhando seus blogs favoritos, que por sua vez são remunerados pelos anunciantes.Pois é, não se engane, você pode ser um publisher que não vai a campo para obter informações, mas seu blog também possui custos de produção, por isso mapeie possíveis anunciantes para o seu blog.

Que marca não quer estar associada a um formador de opinião que mantém um relacionamento tão próximo de sua audiência? E para garantir a seriedade do seu blog não se esqueça de checar as informações antes de tomá-las como verdadeiras. Apure os fatos antes de publicar!

A conclusão a que podemos chegar por ora, é que a internet é um meio de disseminação de conteúdo e todos tem um espaço neste universo. O jornalista que domina a técnica para transmitir as notícias, e os publishers que transformam as notícias em opiniões. Este post de Amber Avines (em inglês) traz uma visão interessante sobre se existe ou não diferenças entre jornalistas e blogueiros. E você, o que acha disso tudo? Blogueiros são jornalistas open source?

Fonte: Boo-Box

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