terça-feira, 11 de setembro de 2012

Lado B #01: indelicadezas e um castelo construído de palitos de dente


 A 1ª edição do Lado B aborda ela, a estontiante Gina. Indelicada e está no Facebook.
   Não há quem não tenha se deparado com a sarcástica figura feminina que estampa as embalagens dos Palitos Gina em interações ácidas no Facebook. A fanpage Gina Indelicada arrebatou atenções, olhares e 1 milhão de curtir em 10 dias. 

   A página liberava postagens contendo prints de conversas da personagem Gina em interações com outros usuários da rede social. Pitadas de sarcasmo, algumas boas sacadas e um mar de compartilhamentos e repercussão.

   O dono da página é um perfil já conhecido do admirável metier das mídias sociais. Trata-se do estudante de Publicidade, Ricck Lopes, de 19 anos. Dono do segundo perfil mais retuitado do mundo, o @vouconfessarque.

   Um belo castelo feito de palitos roliços de madeira e algumas técnicas de ação nas mídias sociais? Bem, talvez. As repercussões e burburinhos não giraram apenas em torno do lado cômico da história.




  A primeira das discussões foi o uso não autorizado de marca para criação de conteúdo. A Gina pertence à Palitos Gina que poderia reclamar o uso de sua propriedade, no entanto, a abordagem feita pela empresa não foi a de intimações ou apelações judiciais, foi de emprego. A empresa que teve sua garota-propaganda remodelada quis associar-se ao autor. Diversas agências de publicidade começaram a assediá-lo nas raias de analista de mídias digitais. Rickk Lopes deu entrevistas a programas de TV, saiu na Forbs, na Época Negócios e uma série de outros veículos. Em suas falas, o rapaz destacou que Gina Indelicada não foi um projeto apenas de fruição cirativa de sucesso acidental, mas algo planejado amplamente usando de suas experiências nas redes sociais para gerar o conteúdo tão repercutido.

  Na internet, a discussão era outra: plágio ou kibe (ou palitagem, como preferirem)*. Diversos debates de entusiastas e ativos da rede apontaram que boa parte das postagens feitas pela página da moça dos palitos era de domínio de outrem. Ou seja, tratavam-se de posts aproveitados de outros perfis e páginas de humor na internet. Boas questões para todos: até onde existe plágio na internet? Existem de fato autores no ciberespaço? Numa época remixada, há um padrão ético a ser adotado também na rede?

  Há bons temas para longas e boas discussões. Fato foi a orda de interações que a página alcançou. Feito admirável em tempos onde engajamento empresaria online é uma pedra de toque no meio. A principal ponderação porém, fica a cargo das discussões sobre a autoralidade. É possível definí-la na internet?**

  Indelicadezas e um bom papo para o Lado B dessa semana. Dê seu pitaco sobre o tema.

*O termo kibe tornou-se sinônimo de plágio na internet em homenagem a um site conhecido na internet acusado diversas vezes de copiar suas sacadas cômicas. 

**Orgulhosamente extraído do youPIX (website) em 10 de setembro de 2012. Acompanhe as discussões feitas em: http://youpix.com.br/memepedia/o-efeito-gina-indelicada-na-internet/ e http://youpix.com.br/fights/gina-apenas-indelicada-ou-kibadora-de-tuites/.





Nenhum comentário:

Postar um comentário