sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Em foco: Nokia e um amor perdido na balada

Conar absolveu Nokia pelo viral "Amor na balada"


Em foco a saga de Daniel e um amor perdido na balada com efeitos no Conar.
 
  "Perdi meu amor na balada", exclamava Daniel Alcântara. O comentado viral da Nokia para o lançamento do aparelho Nokia 808 PureView chamou a atenção de 1 milhão de pessoas, metade delas nas primeiras 24 horas de vinculação do vídeo no YouTube. A saga de Daniel que perdeu o telefone da mulher de sua vida numa balada e pedia ajuda para encontrá-la repercutiu positiva, e, negativamente. Uma orda de críticas recaiu sobre a empresa finlandesa. Os questionamentos se valiam de que o produto - fictício - fazia crer uma situação real para captar atenção do público. Diversas postagens, divagações e burburinhos diziam da suposta lesão que a Nokia gerara.
  O epicentro dos questionamentos estava na ausência de assinatura da marca fazendo crer uma realidade que no último filme da ação, tem seu desfecho com o anúncio do PureView. O artigo 9º do código de autoregulamentação publicitária prevê que toda iniciativa de finalidade em publicidade deve ser satisfatoriamente identificada como tal. Some tal questão ao cenário de baixas da Nokia que, em mercado e estratégia vem sendo malsucedida.
  A produção da agência NaJaca com direção de Daniel Baccaro teve ultimato no Conar na última quinta-feira, 13/09, com acato da entidade reguladora das defesas da Nokia. A alegação foi de uso de viral e que qualquer vídeo predecessor ao que era assinado pela Nokia funcionava como um teaser da ação como um todo. Por fim, a defesa finaliza que nenhum dano ou prejuízo fora causado ao público. Com unanimidade de votos, o caso foi arquivado perante a Conar. Resta o aguardo de pareceres também do Procon que afirmou que tomaria medidas.

  Em foco: publicidade disfarçada. A questão efervescente na ação viral da Nokia gira em torno da falta de transparência da marca no produto publicitário. Percebe-se um solo de aprendizado por parte  dos anunciante e também de agências como o diálogo deve ser feito nas redes sociais. O Blog do LaPP abre espaço para discussão: qual a fatalidade envolvendo a Nokia?

*Orgulhosamente extráido de Meio & Mensagem (website) em 14 de setembro de 2012: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/em_perspectiva/2012/07/30/Publicidade-disfarcada.html

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