quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Brasil representa 84% das marcas com maior valor de mercado da América Latina


Em avaliação das maiores marcas em valor de mercado em solo latino, o Bradesco sai na frente com uma estima de R$ 31,9 bi de valor de marca.


  Tempos de vacas magras da economia. Por certo que malabarismos estratégicos são realizados pelas marcas para sua subsistência na selva de pedra da economia. Com baixas na Europa e em outros países do mundo, os países latinos tem demonstrado certo fôlego. A Brand Finance, consultoria inglesa especilizada em valor mercadológico de marcas, divulgou através de sua repartição latina um ranking com as 100 empresas mais valiosas da América Latina.
   Entre as marcas apontadas, as da casa brasileira representam R$ 330,8 bilhões e, 9 das 10 primeiras colocadas são brasileiras, restando 1 mexicana. Destaque para os bancos. O Bradesco encabeça a lista com valor de R$ de 31,9 bilhões (classificação AAA- em termos de Força de Marca ou Brand Rating); na sequência, o Itaú (R$ 26,8 bilhões, AA- em Força de Marca); Banco do Brasil (R$ 14,8 bilhões e AA); Claro, do México (R$ 11,6 bilhões e AA-); Banco Santander do Brasil (R$ 11,4 bilhões e BBB); Petrobras (R$ 11,2 bilhões e AA+); Walmart (R$ 9,5 bilhões e BBB); Vivo (R$ 8,8 bilhões e AA-); Vale (R$ 8 bilhões e AA-); e Fiat (R$ 7,9 bilhões e A). 
   As marcas apresentaram um crescimento de 7% se comparadas com o ano de 2011, entretanto pouco expressivos diante dos 17% obtidos no período anterior. O CEO da Brand Finance latina, Gilson Nunes, pontua que o resultado reflete o sobe e desce da cena econômica, em tempos de crise e desconfiança geral.
  Os setores de varejo alimentício e eletrônico, áereo e automotivo apresentaram notável crescimento com destaque para seus representantes respectivos, Walmart, Pão de Açúcar, Bunge, Fiat, GM, Gol e TAM. Queda no setor de telecomunicações com a Vivo caindo algumas posições no ranking. Os setores de commodities, mineração, siderurgia e energia também deslizaram nos holofortes de valor de marca.
   Marcas brasileiras representam 84% do valor total das 150 marcas mais valiosas da América Latina, com destaque em dianteira, em segunda colocação vem o México. A terra brasilis tem apresentado mais fôlego? Bem, alguns fatos apontam timidez no crescimento nacional, porém certa impermeabilidade contra os efeitos mais drásticos e velozes da crise.


Orgulhosamente extraído de Meio & Mensagem (website) em 19/09/2012. Acompanhe em: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2012/09/19/Brasil-tem-84-por-cento-das-marcas-mais-valiosas-da-AL.html


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