sexta-feira, 12 de abril de 2013

Entrevista: Joanna Ribeiro

                 Hoje nós vamos mostrar a entrevista que as alunas Dayane Franciele e Ana Paula Soares do 3º período de Publicidade fizeram com a publicitária Joanna Ribeiro.
                 A Joanna é formada em Publicidade e Propaganda pelas FIP Moc onde também ministra aula de
Fundamentos da Arte Contemporânea.
                 Ela nos conta sobre sua formação, sua atuação e deixa o seu conselho para nós, estudantes do curso.
Confira a entrevista:

                                                                                   Joanna Ribeiro
  1. O que te fez escolher o curso de Publicidade e Propaganda?

Escolher o curso de Publicidade foi o passo final de uma busca por uma linguagem que me representasse. A comunicação sempre esteve presente na minha vida e eu passeei em outras áreas até sossegar na inquietude da Publicidade. Iniciei o curso de Letras, paralelamente estudei Jornalismo, e após participar de uma Semana do Publicitário no Pitágoras, descobri onde queria, enfim, ficar. Essa escolha é justificada pela forma de expressão que a Publicidade me proporciona, através da qual consigo exprimir humor, sarcasmo, criticidade... características pessoais minhas. É importante dizer que eu não estou aqui negando a existência e importância das técnicas, mas indubitavelmente a linguagem utilizada na Publicidade e pelos publicitários é muito mais versátil e descontraída. E aqui eu me encontro.


    2 - Em quais áreas você atua?

Seria mais fácil dizer em que área eu NÃO atuo. rs.
Eu trabalho na agência MK Comunicação & Marketing oficialmente como Gerente e Atendimento. Além destas funções oficiais, porém, faço de tudo um pouco. Toda a parte de Mídia dos clientes que atendo é feita por mim, além de eu desempenhar também a função de Tráfego. Como eu supervisiono e pré-aprovo as criações, acabo me experimentando também como Diretora de Criação. É uma confusão! E é uma delícia!Além do trabalho na agência, atuo como docente da disciplina Fundamentos da Arte Contemporânea, nas FIP-Moc, desde o segundo semestre de 2012 e essa se tornou a minha nova paixão, que vem crescendo à velocidade da luz.


   3 - Antes de se formar você se imaginava lecionando dentro do curso?

Imagino que a resposta esperada é que eu jamais imaginaria lecionar no curso, ainda mais tão cedo... né?
Mas seria muita hipocrisia! Eu imaginava sim! Imaginava e sonhava com isso desde o início do curso, tanto é que, antes mesmo de finalizar a graduação, iniciei a pós-graduação em Docência do Ensino Superior para o mais rápido possível exercer essa função/ paixão latente. Quando iniciava a minha segunda pós-graduação, em Comunicação na Era Digital, pelas FIP-Moc, reencontrei a Letícia Turano e depois de conversar recebi esse tão feliz e almejado convite. Eu não poderia estar mais contente!

   4 - Qual a sua percepção a respeito da área de Publicidade e Propaganda no Brasil e especificamente em Montes Claros?

A Publicidade é uma área com inesgotáveis possibilidades. A criatividade não tem limite e é isso que faz a profissão tão estimulante. A todo tempo a forma de comunicar se reinventa, novas mídias surgem e o mercado se sacode com cada vez mais possibilidades de estabelecer contato com o público. O Brasil é um país que se destaca por importantes premiações na área publicitária e isso demonstra como existe espaço para grandes ideias, vindas de grandes profissionais. Em Montes Claros o mercado possui características bem peculiares. As empresas parecem agora estar começando a entender o que realmente a Publicidade faz e a sua importância. Isso torna algumas campanhas mais difíceis de ser pensadas, porque ainda existe resistência no uso de certas linguagens. Mas é, sem dúvida, um mercado em ascensão. E como tudo na Publicidade é adequação ao público-alvo, a gente se adequa. Percebo a necessidade de uma mudança de mentalidade por parte dos anunciantes, mas isso não é algo que acontece da noite pro dia. A profissionalização da Publicidade é, então, imprescindível para que consigamos, ainda que num futuro não tão próximo, reduzir as interferências constantes do tipoaumenta o logo, retira esse texto, coloca o preço em vermelho”.


  5 - Qual o conselho que você deixa para os alunos que estão cursando Publicidade e Propaganda?
Bom... o meu conselho é que se experimentem! Que tentem um pouco de tudo até encontrar seu lugar. Sejam profissionais 360˚. Olhem pro lado, pra cima, pela janela, por debaixo da porta. Estejam abertos para o que o mundo tem a comunicar. Ouçam música, vejam filmesnão apenas os hollywoodianos –, vejam desenho animado, leiam livrosvários livros! –, leiam gibs, história em quadrinhos, revista Avon! Viajem, conversem, visitem, questionem, intriguem-se, revoltem-se, proponham mudanças. Acumulem bagagem, aumentem seu repertório. E aprendam a usar toda essa cultura a seu favor.



E aí, gostaram? Deixe a sua opinião nos comentários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário