quinta-feira, 14 de março de 2013

O Mercado de Publicidade e Propaganda

Quais são as dúvidas?
Em que área atuar?
Receberá bem?
O mercado de trabalho, como anda?

São perguntas que todos os estudantes e vestibulandos se perguntam sempre.
Tentaremos esclarecer de forma clara e objetiva.
Tirar dúvidas antes de ingressar no mercado publicitário é de extrema importância, pois pode ser a sua profissão pelo resto da vida, ou não.

O mercado publicitário é inovador devido às tecnologias existentes. A concorrência é grande e com o aquecimento da economia aumenta a competitividade entre agências para tentar ganhar clientes.
Os cursos de Publicidade e Propaganda no Brasil tem durabilidade de 8 a 10 períodos. Os ganhos iniciais são por volta de R$ 2.000,00, dependendo da Agência que irá trabalhar.

Em que áreas pode atuar?

Agências de Publicidade e Propaganda (Atendimento a Clientes,  Planejamento de Campanhas, Criação, Pesquisa de mercado, Mídia, Produção Gráfica, Audiovisual e Digital), emissoras de Rádio e TV, empresas jornalísticas em geral, produtoras de vídeos, filmes, spots e jingles, produtoras de conteúdos digitais, empresas de marketing promocional ou “live marketing”, promoção de vendas e merchandising, assessorias de marketing, institutos de pesquisa, produtoras de eventos ou na área de marketing e de comunicação de empresas em geral. Podem trabalhar, ainda, de forma independente, como prestadores de serviço ou consultores de comunicação.

Qual perfil do profissional?

O profissional tem que ter o perfil “criativo e inovador”em pensamentos e atitudes, em relação às coisas e às pessoas. Antes de tudo, deve ser um profissional com perfil empreendedor, com amplo conhecimento teórico e prático da área de comunicação, e constantemente atualizado sobre assuntos gerais. Independente da área em que atue, é imprescindível que seja um observador nato, que esteja atento a tudo que o cerca para que possa extrair desta vivência do dia a dia as soluções para os problemas de comunicação de seus clientes. Que possua capacidade de reflexão, análise e crítica sobre o fazer e o pensar publicitário.

O mercado está atrativo, numa boa fase? Por que?

A área de Publicidade & Propaganda é muito sensível ao desempenho da economia do Brasil. Se a economia vai bem e o poder aquisitivo da população também, o mercado de trabalho estará em ebulição e diversas contratações deverão ser feitas. Não obstante isso, novas formas de comunicação publicitária surgem a cada dia, o que demanda a contração de pessoal qualificado. Assim, diante deste cenário, poderíamos dizer que o mercado de publicidade nunca estará em baixa.

Mais alguma dúvida? Deixe seu contato no post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário