Olá, eu sou o John Longuini
e vou participar do blog com a coluna (So) Papo que trará minha
opinião sobre vários assuntos e dará vazão para discussões
saudáveis e construtivas.
O tema de hoje é: Arte x
Propaganda.
Muitos críticos (a maioria deles) acreditam que à partir do momento que se coloca um logotipo, uma marca por trás da arte ela deixa de ser arte para se tornar um objeto de consumo com puro intuito de vender. A arte associada à propaganda não é mais do que um artifício de persuasão ao consumidor com o único propósito de gerar lucro. E cá entre nós, a arte é uma ferramenta perfeita para seduzir e cativar o público.
Muitos críticos (a maioria deles) acreditam que à partir do momento que se coloca um logotipo, uma marca por trás da arte ela deixa de ser arte para se tornar um objeto de consumo com puro intuito de vender. A arte associada à propaganda não é mais do que um artifício de persuasão ao consumidor com o único propósito de gerar lucro. E cá entre nós, a arte é uma ferramenta perfeita para seduzir e cativar o público.
Já eu acredito (como poucos
críticos) que a arte não perde sua essência artística por ter uma
vitrine maior, pelo contrário. A arte deve ser acessível à todos
independente da forma. A arte por muito tempo (até hoje inclusive)
foi bancada por empresários, igrejas e pela "high society",
sempre com muito dinheiro e intuito de vender. Por que com a
propaganda seria diferente? A arte pode ter também intuito de
vender, mas se ela foi criada primariamente com os sentimentos do
artista, nada irá fazer com que ela perca a essência. A arte só é
arte se o artista que a produziu queira que ela seja, independente do
propósito.
Veja alguns exemplos de
mistura entre arte e propaganda:
E você, no que acredita?
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