quinta-feira, 19 de setembro de 2013

(So) Papo: Arte x Publicidade




Olá, eu sou o John Longuini e vou participar do blog com a coluna (So) Papo que trará minha opinião sobre vários assuntos e dará vazão para discussões saudáveis e construtivas.

O tema de hoje é: Arte x Propaganda.

Muitos críticos (a maioria deles) acreditam que à partir do momento que se coloca um logotipo, uma marca por trás da arte ela deixa de ser arte para se tornar um objeto de consumo com puro intuito de vender. A arte associada à propaganda não é mais do que um artifício de persuasão ao consumidor com o único propósito de gerar lucro. E cá entre nós, a arte é uma ferramenta perfeita para seduzir e cativar o público.

Já eu acredito (como poucos críticos) que a arte não perde sua essência artística por ter uma vitrine maior, pelo contrário. A arte deve ser acessível à todos independente da forma. A arte por muito tempo (até hoje inclusive) foi bancada por empresários, igrejas e pela "high society", sempre com muito dinheiro e intuito de vender. Por que com a propaganda seria diferente? A arte pode ter também intuito de vender, mas se ela foi criada primariamente com os sentimentos do artista, nada irá fazer com que ela perca a essência. A arte só é arte se o artista que a produziu queira que ela seja, independente do propósito.

Veja alguns exemplos de mistura entre arte e propaganda: 



  
E você, no que acredita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário