quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Chove inspiração no Blog do LaPP

O Blog do LaPP inaugura sua veia poética!
Serão seções inspiradas, crônicas de vislumbre, rotação e coração.
Toda semana, um deleite. Confira nossa estreia com "Chuva" por Vitor Veloso.




     Uma quarta-feira chuvosa me soa tão estranha e tão bonita. Entre gotas de chuva, eu me refugio em meu automóvel, e observo o céu nublado que parece ter tanto a dizer. Dezenas de gotas de chuva escorrem pelo para-brisa, formam seu trajeto e são rapidamente dissipadas pelo limpador de vidro.

     Pessoas se arriscam em uma calçada ao lado, papéis na cabeça servem de abrigo. Tudo soa como um filme antigo, com pessoas mudas que parecem ter algo entalado pela garganta. Berros de gratidão. A chuva esfria tudo, acalma tudo. Nos refresca e purifica. Uma enxurrada escorre pelo chão, leva com ela dores e males de toda uma população.

  O semáforo é tomado por um verde turvo, e a vida parece voltar ao normal. Um bioma se quebra e é deixado para trás, até outro ser formado no próximo sinal.


Vitor Veloso, é acadêmico de Publicidade e Propaganda das FIPMoc e estagiário LaPP. Muda o mundo também através do Em versos, confira: http://emversos.wordpress.com/

terça-feira, 13 de novembro de 2012

LaPP: o veraneio de um festim de 5 anos

Arte: Vitor Veloso


Senhoras e senhores, comunicação!

Abril de 2007, frescor de verão, na montesclarense Praça Coronel Ribeiro. Fogos! O pontapé inicial de uma história pirotécnica era dado. Um laboratório com uma missão inalienável, inescusável, irresistível. Ser plataforma de conhecimento e ação de criativos em formação, ser academia de visionários, de gente que pensa em ebulição. Nascia o LaPP. Escola para os publicitários berçados nas FIPMoc. Casa para grandes trabalhos, para casulos eclodirem e para uma diversidade de efeitos e tons.

Um espaço retrátil. De acolhida receptiva para mesas de discussão e planejamento, que continuam nas produções. Extensões para flashes, para grafismos, para tomadas e ação. Salas em perspectiva, plano de fazer, ser e estar. Multifacetas, multi-espaços, zona cativa. Abriram-se janelas. Rostos criativos povoaram as salas, as mesas, os desktops. Enxurradas de ideias. Movimentos rotativos, randômicos e espirais onde insights irrigavam pensamentos que, por sua vez, se desdobravam extratos vivos de criação e aprendizado

Uma olaria e uma ourivesaria integradas. Barro feito criação. Joia talhada de gente e gente espelhada em metais raros. Deleite do mercado. Fachos mais luminosos de profissionais feito heróis da elucubração passaram a habitar desmedidamente os solos ainda turvos da circunvizinhança. Pequenos saltos para homens, grandes voos para comunicólogos: sentimentos incontidos de Armstrong no vislumbre do lume lunar. Fibras e nervos de cabeça no alto e pés firmes na terra.
Som de corrida, de bater de asas. Gritos ecoantes, gargantas aquecidas, vozes com fonemas inauditos. O LaPP foi crescendo como que com raízes axiais robustas, feito formações de troncos robustos, de ramificações verdes vibrantes, de sombra portentosa. Três verões até que as instalações emigrassem para mais perto do coração matriz. Vem 2010 e o LaPP passa a encorpar a anatomia estrutural do campus sede das FIPMoc. Novo teto, paixão antiga e, sempre nova.

Correr dos anos, mudança de ares. Permanece uma luminescência original. Uma vazão por ser e criar. Uma vontade incontrolável de comunicar, de dar de si em produtos e cartelas. De dar vida a vibrações interiores, de dar ritmo a viços fascinantes e espetáculos outros num oásis de processo produtivo. Explosões! Quantos sóis, quanta radioatividade, que atmosfera. Perfis? Os mais distintos arvorados numa disposição meio mística, escatológica e inédita

Ser, estar e criar. Nunca tão juntos, nunca tão vastos, nunca tão cósmicos. É festa, é celebração. Num caleidoscópio colorido de papel picado numa ventania festiva. 5 anos, bravos, ora indômitos, ora docemente gentis. Parte-se o bolo! Casa em festa. História nobre, vivida, compartilhada. Aos brindes! Aos berros! Pulso intravenoso que exala júbilo, que exala contentamento. Solta o cancioneiro, verte-se as histórias divididas, os casos. O olhar se aguça, os sentimentos mais interiores se movem e um brilho mais novo se mostra. Comunicação como base, como eixo, como calçado de corrida. Propaganda como raiz, sangue, seiva, fluxo vital. 

Casa em festa! Teto abaixo, teto para além de latitudes e longitudes. Paredes espraiadas, límpidas e translúcidas. Perfume de comemoração. Bem vindo ao lar de ricas peças e joias exóticas.


Homenagem aos 5 anos do LaPP, Laboratório de Publicidade e Propaganda das FIPMoc

LaPP: comunicação como base, propaganda como raiz.